domingo, 26 de dezembro de 2010

UMA CRONOLOGIA DOS EVENTOS DO FIM DOS TEMPOS ARREBATAMENTO EM 2011


Texto traduzido por Ethel Garcia


Quanto mais nos aproximamos do fim as pessoas querem ver uma linha de tempo dos eventos vindouros. Questões sobre a ordem em que os eventos terão lugar, o intervalo entre eles e a possibilidade de haver tempo suficiente para que aconteça tudo no tempo que nos resta estão se tornando mais numerosas a cada semana. Como você sabe a Bíblia não nos oferece esse nível de especificidade. Mas por outro lado não se pode dizer que temos permissão para fazer previsões infundadas. Existe um grande número de "dicas" espalhadas pelo Novo Testamento que elimina muito da advinhação nessa área. Com estudo diligente podemos colocá-las lado a lado e fazer algumas hipóteses bem razoáveis.

Porque não quero, irmãos, que ignoreis este segredo (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado. Romanos 11:25


Por exemplo, Romanos 11:25 diz que Israel experimentou um endurecimento em parte até que o número dos gentios se complete. Tenho mostrado repetidamente como as expressões "plenitude dos gentios" e "haja entrado" apontam para o arrebatamento da igreja. Nos dias de Paulo, elas eram usadas frequentemente em um contexto náutico. O "número completo" era o número necessário de membros da tripulação de um navio para que ele fosse autorizado a navegar. Assim que o número total de tripulantes estivesse contratado o navio imediatamente deixaria o porto para começar sua jornada.


A frase "haja entrado" significa chegar ao porto de destino previsto para o navio. Ela ainda é usada hoje em dia. As pessoas falam de como a vida será diferente quando seu navio tiver "entrado" (ou "chegado").

De Romanos 11:25 obtemos a noção de que a igreja também tem um número completo (plenitude). É o número de crentes necessário para o Arrebatamento. O alcançar deste número nos liberta das restrições deste mundo e imediatamente nós "chegaremos" ao nosso destino previsto, o Céu.

Jesus disse aos discípulos que Ele estava indo para a casa de Seu Pai para preparar um lugar para nós, e que então Ele voltaria para levar-nos para lá (João 14:2-3). Ele não disse que viria para cá, onde estamos, para ficar conosco aqui, como na Segunda Vinda. Ele disse que voltaria para nos levar para lá, para estarmos com Ele onde Ele está. Isto tem que ser uma referência ao Arrebatamento. Uma vez que Ele tenha cumprido isto, o tempo de endurecimento de Israel terá chegado ao fim e o tempo de sua reconciliação começará.

Isaías 17, Salmo 83 e Ezequiel 38-39

Ezequiel disse que um dos resultados da batalha que ele descreveu nos capítulos 38 e 39 é que Israel será despertado para a presença dEle (Ezequiel 39:22). Posto que Paulo disse que o despertamento de Israel se seguirá ao Arrebatamento da Igreja e Ezequiel disse que será o resultado dessa batalha, podemos assumir que o Arrebatamento provavelmente precederá Ezequiel 38.

Nenhum dos vizinhos mais próximos de Israel é mencionado por Ezequiel, ainda que todos sejam antagonistas, mas as profecias de Isaías 17 e do Salmo 83 os apresentam de forma proeminente. Disto podemos concluir que estas profecias se cumprirão 
antes de Ezequiel 38, mas não há como dizer se vão se cumprir antes do Arrebatamento.

Atos 15:13-18

Um grupo de "dicas" paralelas pode trazer-nos à mesma conclusão acerca da relação entre Ezequiel 38 e o Arrebatamento. Em Atos 15:13-18 Tiago disse que Israel estava sendo posto de lado de forma que Deus pudesse tomar de entre os gentios um povo para Si mesmo, após o que o tabernáculo caído de Davi seria reedificado. A expressão "tomar" vem de uma palavra grega que significa apossar-se de algo com o propósito de levá-lo embora. Ela se refere ao Arrebatamento da Igreja.

O tabernáculo caído de Davi é o templo que foi destruído em 70 A.D. e que será restaurado. Mas não haverá nenhuma necessidade de templo até que Israel esteja de volta a uma relação com Deus na Antiga Aliança. E isto só acontecerá após a batalha de Ezequiel 38. A volta ao relacionamento da Antiga Aliança significa que a 70ª. Semana de Daniel terá começado (Daniel 9:27). Isto quer dizer que a Época da Graça terá terminado e que a Igreja terá ido embora.

Mateus 24:34, Salmo 90:10 e Isaías 23:15.

Baseado nesses versículos, creio que Jesus disse que Sua Segunda Vinda teria lugar cerca de 70 anos a partir do momento em que Israel se tornou de novo uma nação, em 1948. (Como demonstrei em "Porque o renascimento de Israel é Um Sinal do Fim" http://gracethrufaith.com/ikvot-hamashiach/why-the-rebirth-of-israel-is-a-sign-of-the-end/, não faz sentido ligar Mt 24:34 a sinais que acontecerão apenas alguns anos antes da 2ª. Vinda).Adicionar 70 anos a 1948 nos leva ao fim de 2018. Quando a 70a. Semana de Daniel começar haverá apenas sete anos até a 2ª. Vinda. Isto significa que a 70ª. Semana de Daniel terá que começar 7 anos antes de 2018, em 2011.

Outras dicas indicam que a 2a. Vinda aparentemente ocorrerá em Rosh Hashanah, também conhecida como a Festa das Trombetas e o Ano Novo Judeu. Como esta festa acontece mais próxima à lua nova do que à lua cheia, é frequentemente difícil determinar sua data exata. Por esta razão era referida, no passado, como a festa que ninguém sabia o dia e a hora. Jesus usou uma forma dessa frase 4 vezes no intervalo de 23 versículos enquanto se referia ao tempo da 2ª. Vinda (Mateus 24:42, 44, 50, Mateus 25:13). 

Projeções feitas por computador nos dizem que em 2018 Rosh Hashanah ocorrerá a 10 de setembro. Mas é necessário uma confirmação visual para tornar oficial essa data e Mt 24:29 diz que a lua não dará sua luz em seguida ao fim da Grande Tribulação, de forma que ninguém saberá o dia ou a hora de Seu retorno até que O vejam vindo sobre as nuvens do céu com poder e grande glória (MT 24:30).
Isso é tudo, pessoal!

A previsão de tempo que a Bíblia nos dá não é mais que uma "dica". Mas lembrem-se de que o Salmo 83, Isaías 17 e Ezequiel 38 são todos chamados de batalhas, não guerras. Se Israel agir sem restrição, o Salmo 83 requererá apenas uma semana ou pouco mais para se cumprir. Isaías 17 envolve apenas o lançamento de um míssil ou de uma bomba. O Arrebatamento da Igreja ocorrerá em um piscar de olhos. Deus poderia aniquilar as forças de Ezequiel 38 em uma tarde. O que quero dizer é que não é muita coisa para Ele realizar no tempo que resta.

Do jeito que as coisas no Oriente Médio estão esquentando, é possível que o cumprimento do Salmo 83 e de Isaías 17 possa acontecer muito em breve. Quando a questão do bloqueio de Gaza ameaçou acender o estopim para um confronto total recentemente, eu pensei que já fôssemos ver o seu começo. Mas é triste dizer que não se trata de se as profecias serão cumpridas, mas de quando. Pelas Escrituras é impossível dizer se elas acontecerão antes ou depois do Arrebatamento. Poderia acontecer tudo junto.

Mas depois que acontecerem, a batalha de Ezequiel 38 se seguirá, sendo necessário o despertamento de Israel para a 70a. Semana de Daniel começar. Isto trará o Anticristo na cena para confirmar o tratado que permitirá a construção do templo. No meio da 70ª. Semana ele declarará ser Deus, dando início à Grande Tribulação, após a qual o Senhor retornará para estabelecer o Seu Reino.

Nas últimas semanas demos uma nova olhada ao Salmo 83, Isaías 17 e Ezequiel 38-39. Também mostramos como o renascimento de Israel foi o primeiro sinal do fim dos tempos. Esperamos que esta perspectiva de como essas profecias estão relacionadas proverá a visão panorâmica de que necessitamos para compreender como estamos perto do fim dos tempos. Até mesmo os anjos ansiaram por poder perscrutar estas coisas (1 Pedro 1:12) mas você e eu somos abençoados por experimentá-las em primeira mão.Você já quase pode ouvir os passos do Messias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário