terça-feira, 18 de janeiro de 2011

ARREBATAMENTO MESO


A POSIÇÃO DO ARREBATAMENTO

Tenho recebido e-mails, de irmãos que me desestimulam à pregar sobre a posição do arrebatamento. O que tenho a esclarecer neste caso é que, embora não pareça, e para a maioria não faça nenhum sentido, é extremamente relevante ter certeza desta posição.


A bíblia nos mostra uma grande apostasia antes do Arrebatamento da Igreja, e eu posso afirmar, que grande parte deste evento será provocada pela ignorância da posição correta indicada nos textos bíblicos.

A hipocrisia do pré-tribulacionismo em afirmar que a Igreja está pronta para a volta do Senhor a qualquer momento, é derrubada quando vemos o quão esta igreja está despreparada   (ver artigo: As marcas da institucionalização da igreja, no final deste artigo). Em contrapartida o terrorismo do pós-tribulacionismo chega à estimular pessoas a terem tanto cuidado pela suas vidas no momento da tribulação, ao ponto de passar por cima dos ensinamentos de Jesus: Ap. 3:10 “...te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, ”. I Ts. 1:10 “...a saber, Jesus, que nos livra da ira futura”.

Lucas 12

56 ... sabeis discernir a face da terra e do céu; como não sabeis então discernir este tempo? 57 E por que não julgais também por vós mesmos o que é justo?
GRÁFICO MESO


Procurem examinar os textos seguintes, com o espírito, pois, embora eu ande lado a lado com a literalidade bíblica, ela, em algum momento nos exige esta atitude. Obs.: Não sou Pré nem Pós. Não tenho denominação, e abomino os teólogos. Todas as minhas conquistas vieram do joelho, embora tenha lido títulos e mais títulos, isso, nada me acrescentou.


 Vamos começar examinando esta maravilhosa passagem de II Ts. 1:7-8 “quando do céu se *manifestar o Senhor Jesus Cristo com os anjos do Seu poder, em chama de fogotomando vingança contra os que não conhecem a Deus. . .”.

No tempo do sétimo anjo, e da sétima trombeta, (Ap. 10:1) vemos Jesus (ver: Ap. 1:15 e 16), sob a forma de anjo forte,... vestido de uma nuvem; e por cima da sua cabeça estava o arco celeste, e o seu rosto era como o sol, e os seus pés como colunas de fogo. 6 E jurou... que não haveria mais demora; 7 Mas nos dias da voz do sétimo anjo, quando tocar a sua trombeta, se cumprirá o segredo de Deus, como anunciou aos profetas, seus servos. Ap. 11:18 ...e veio a tua ira, (Sabemos por Dn. 9:27, que a ira começa exatamente no meio da GT.) e o tempo dos mortos, para que sejam julgados, e o tempo de dares o galardão aos profetas, teus servos, e aos santos, e aos que temem o teu nome, a pequenos e a grandes, e o tempo de destruíres os que destroem a terra.

Entendo e creio, pelos versículos de II Ts. 1: 7/8, que o Senhor se manifestaneste momento, para o cumprimento da vingança que é aplicada com a eficiência da ira divina e este momento é observado nas ocorrências de Ap. 10 e Ap. 11. e que a ira divina segundo Daniel 9:27 tem o seu início na metade da Semana de Daniel, e nesta metade, segundo os versículos abaixo, se verifica com toda a clareza possível o momento do Arrebatamento do salvos.

É oportuno lembrar que, a referencia dada por Jesus, para este momento, está em Mc. 13:14 Ora, quando vós virdes a abominação do assolamento, (meio da tribulaçãoque foi predito por Daniel o profeta, estar onde não deve estar (quem lê, entenda), então os que estiverem na Judéia fujam para os montes. 15 E o que estiver sobre o telhado não desça para casa, nem entre a tomar coisa alguma de sua casa; 16 E o que estiver no campo não volte atrás, para tomar as suas vestes.

MUITA ATENÇÃO AGORA*:



Lc. 17:30 Assim será no dia em que o Filho do homem se há de*MANIFESTAR. 31 Naquele dia, quem estiver no telhado, tendo as suas alfaias em casa, não desça a tomá-las; e, da mesma sorte, o que estiver no campo não volte para trás. (Não dá pra imaginar, alguém no telhado 3.5 anos, sem comida, sem trocar de roupa...) 34 Digo-vos que naquela noite estarão dois numa cama; um será tomado, e outro será deixado, 5 Duas estarão juntas, moendo; uma será tomada, e outra será deixada.  Está claro, isto é ARREBATAMENTO  e está visivelmente no MEIO da GT.


Vou expor dois versículos de livramento, um para a tribulação na primeira metade dos 7 anos, e outro para a última metade onde se encaixa a ira divina:

Livramento da Tribulação, na primeira metade da GT: Ap. 3:10 ...eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra.

Livramento da Ira(GT): I Ts. 1:10 E esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dentre os mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura.

ATENÇÃO MAIS UMA VEZ:


É no mínimo muito interessante, irmãos pós-tribulacionistas. Como imaginar o senhor voltando para arrebatar a Igreja no final da GT., para livrá-los da ira, que já teria passado? “Fico perplexo com esta conceituação de tempo, pois está claro que a ira começa no meio da Septuagésima Semana, como vimos acima”. Me ajudem a entender O Senhor vindo para nos livrar de uma ira futura, que já tenha ocorrido, depois de tanta dor e de tudo acabado. Como posicionar a Ira futura no fim da GT.?

Nossos irmãos pós-tribulacionistas, costumam dizer que se houvesse um arrebatamento antes da segunda vinda do Senhor, os apóstolos de Jesus teriam comentado amplamente, como se isso fosse relevante para aquela época, como está sendo para nós nos dias de hoje. Do ponto de vista, de que as revelações bíblicas, ocorrem para o bom andamento do Plano Divino, e pela vontade do Espírito Santo, vejo que é plenamente provável, que a menos de um século atrás não existisse a necessidade de tais revelações, que hoje, pela graça de Deus, nos são reveladas. Imagine Paulo pregando um Arrebatamento que ele sabia que não iria acontecer naquela época. Colocam ainda, que não há ninguém da Igreja com o Senhor, por ocasião de sua descida. Como então que a grande multidão de Ap. 7 aparece no céu.

A GRANDE MULTIDÃO DE AP. 7


A grande multidão de Ap. 7:14 é inegavelmente, como demonstrarei abaixo a mesma de Ap. 19:1, e que evidentemente está no céu juntamente com Jesus, momentos antes da sua Segunda Vinda, e irei citar mais alguns versículos que comprovam isto:

  Ap. 7:

 Depois destas coisas olhei, e eis aqui (1uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono, e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas nas suas mãos;

10 E clamavam (2) com grande voz, dizendo: Salvação ao nosso Deus, que está assentado no trono, e ao Cordeiro.

11 
E todos os anjos estavam ao redor do trono, e dos anciãos, e dos (3)quatro animais; e prostraram-se diante do trono sobre seus rostos, e adoraram a Deus,


12 Dizendo: (4Amém. Louvor, e glória, e sabedoria, e ação de graças, e honra, e poder, e força ao nosso Deus, para todo o sempre. Amém.

13 E um dos anciãos me falou, dizendo: Estes que estão vestidos de vestes brancas, quem são, e de onde vieram?

14 E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram da grande tribulação, (5) e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro.

 Ap. 19:

 1 E, DEPOIS destas coisas ouvi no céu como que uma grande voz de uma grande multidão, que dizia: Aleluia!


E os vinte e quatro anciãos, e (3os quatro animais, prostraram-se e adoraram a Deus, que estava assentado no trono, dizendo: (4) Amém. Aleluia!

E saiu uma voz do trono, que dizia: Louvai o nosso Deus, vós, todos os seus servos, e vós que o temeis, assim pequenos como grandes.

E ouvi como que a voz de (1) uma grande multidão, e como que a (2)voz de muitas águas, e como que a voz de grandes trovões, que dizia: Aleluia! pois já o Senhor Deus Todo-Poderoso reina.


Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou.

(5) E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos.

A minha Bíblia está me dizendo que há uma grande multidão no céu, momentos antes da segunda vinda de Jesus: Ap. 19:1 ouvi no céu como que uma grande voz de uma grande multidão, que dizia: Aleluia! 7 Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou. 8 E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos. 9 E disse-me: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E disse-me: Estas são as verdadeiras palavras de Deus.
Ap. 19:14 E seguiam-no os exércitos no céu em cavalos brancose (grande multidão de salvos, com certezavestidos de linho fino, branco e puro.


I Ts. 3: 13, Judas 14 e Zacarias 14: 5 Então virá o SENHOR meu Deus, e todos os santos consigo.

UMA SÍNTESE DO ARREBATAMENTO


Entendo e creio, que a primeira taça da ira divina será derramada no meio da GT. Dn.9: 27 ...e na metade da semana ...virá o assolador, e isso até à consumação; e o que está determinado será derramado sobre o assolador.

Entendo e creio que as Sete Trombetas, são sete avisos que antecedem a ira divina, e portanto, elas avisam a chegada da ira. Creio ainda, que a Sétima Trombeta de Ap. 10, será tocada momentos antes da ira, ou seja no meio da GT., para a ocorrência do arrebatamento (I Co. 15:52 Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.).

Pelos textos de Mc 13:14 (Ora, quando vós virdes a abominação do assolamento, que foi predito por Daniel o profeta, estar onde não deve estar (quem lê, entenda), então os que estiverem na Judéia fujam para os montes. 15 E o que estiver sobre o telhado não desça para casa, nem entre a tomar coisa alguma de sua casa;) e Lc. 17:30 (Assim será no dia em que o Filho do homem se há de manifestar. 31 Naquele dia, quem estiver no telhado, tendo as suas alfaias em casa, não desça a tomá-las;e, da mesma sorte, o que estiver no campo não volte para trás.).

Entendo e creio que o arrebatamento da Igreja, ocorrerá no meio da GT. No momento seguinte à introdução da Abominação Desoladora, e momentos antes da Primeira Taça. E que Ap. 3:10 ...eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, se aplica à guarda da Igreja na Primeira Metade da GT (3,5 anos), e ainda, que todos os versículos que falam sobre livramento da ira, (I.Ts.1:10 E esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dentre os mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura.) se aplicam à Segunda Parte da GT.


Entendo ainda que Israel receberá um livramento especial de Ap. 12, e que Deus irá tratar da Igreja na Primeira Parte da GT. E com Israel na Segunda Parte, sendo que a ressurreição de I Ts. 4:16, ocorrerá na manifestação de Lc. 17:30, e que a ressurreição de Israel ocorrerá no final da GT. Segundo Dn. 12:2/7 (após os 1260 dias, daí as palavras de Jesus: Os últimos serão os primeiros). Juntamente com os salvos da GT. Ap. 20, que morreram pelo testemunho de Jesus e não receberam a marca da Besta. A partir daí, Israel e Igreja tornar-se-ão um só povo de Deus, para os serviços no Milênio (Ef. 2:12).


Acredito ainda que a Nova Jerusalém desce com os salvos de Ap. 19:14, I Ts. 3: 13, Judas 14 e Zacarias 14: 5 Então virá o SENHOR meu Deus, e todos os santos consigo.,e se instalará na terra, (posto que Jesus (Deus), não habita em templos feitos por mãos de homens) no início do Milênio, pois as nações irão a ela Ap. 21:24 E as nações dos salvos andarão à sua luz; e os reis da terra trarão para ela a sua glória e honra. Entendo que se A Nova Jerusalém estivesse no céu, no período do milênio, isto não seria possível.

E para terminar, Israel será um povo com a Igreja no Milênio, Rm. 11:17 E se alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo zambujeiro, foste enxertado no lugar deles e feito participante da raiz e da seiva da oliveira, 18 não te glories contra os ramos; e, se contra eles te gloriares, não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz a ti. 24 Pois se tu foste cortado do natural zambujeiro, e contra a natureza enxertado em oliveira legítima, quanto mais não serão enxertados na sua própria oliveira esses que são ramos naturais. Ef. 2:12/14 Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio.

Para os que crêem que a igreja vai estar separada de Israel, acho que esgotei o assunto com o texto acima, e para os que crêem que só haverá uma salvação para Israel e Igreja e todos serão remidos juntos na Segunda vinda de Jesus, quero deixar a seguinte colocação, com as palavras de Jesus Mt. 19:30:

A ordem dos salvos é: ... 
muitos primeiros serão os derradeiros, e muitos derradeiros serão os primeiros.


Dá pra ver que Igreja e Israel, não serão
salvos todos juntos”.

Acho que se faz oportuno, reforçando o que já foi dito, citar neste momento, uma pequena nota sobre A grande Tribulação.

                                                       OS 7 ANOS FINAIS
Mt. 24:21

Porque haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco há de haver.

Mc. 13: 19

Porque naqueles dias haverá uma aflição tal, qual nunca houve desde o princípio da criação, que Deus criou, até agora, nem jamais haverá.
A se instaurar num período de 7 anos, a GT. se encontra dividida em duas partes bem distintas:
PRIMEIRA PARTE: 3,5 ANOS DE TENTAÇÃO E PROVAÇÃO.

Tg. 1:12

Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.
Caracterizada pelos avisos de “trombetas”, constitui-se em um período de adversidades políticas, econômicas e climáticas, (não confundir com ira divina) onde os cristãos serão extremamente tentados à se apostatar da fé em Cristo. Segundo a própria bíblia a maioria dos que se consideram cristãos, se apostatará da fé (II Ts. 2:3 – Mt. 20:16...porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos). O livramento prometido por Deus, está em Ap. 3:10.

[É oportuno lembrar, que, para se retirar o dinheiro de circulação, existe uma grande mobilização já em curso,  sobre o pretexto lógico e prático, de que esta solução, ajudaria a sanear problemas, como a sonegação fiscal, e todos os tipos de tráficos e negociações ilícitas. Para tanto está sendo viabilizado mundialmente, um chip, sub-cutâneo, para aplicação em pessoas. Ele pode ser a marca da besta, de Ap. 13:16 E faz que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e servos, lhes seja posto um sinal na sua mão direita, ou nas suas testas, 17 Para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tiver o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome. 


SEGUNDA PARTE: 3,5 ANOS DE DESTRUIÇÃO E IRA.

Ap. 11:18


Observem, que ao som da última trombeta é anunciada a ira.
...e veio a tua ira, e o tempo dos mortos, para que sejam julgados, e o tempo de dares o galardão aos profetas, teus servos, e aos santos, e aos que temem o teu nome, a pequenos e a grandes, e o tempo (Ap.10:6) de destruíres os que destroem a terra.
Caracterizada pelo derramamento de taças (Ap. 16), como vemos no versículo acima, consiste em destruição e vingança, propriamente dita. Tem o seu início na segunda parte dos 7 anos conforme Dn. 9:27 E ele firmará aliança com muitos por uma semana; e na metade da semana... virá o assolador, e isso até à consumação; e o que está determinado será derramado sobre o assolador
Diferente do que ocorre na primeira metade da GT. o livramento prometido por Deus, logo no início deste segundo período (razão desta nota), é a manifestação de Jesus nos céus: Mt. 24:15 Quando, pois, virdes que a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo (meio da GT); ... quem estiver sobre o telhado não desça a tirar alguma coisa de sua casa; e Lc. 17:30 Assim será no dia em que o Filho do homem se há de manifestar. 31 Naquele dia, quem estiver no telhado, tendo as suas alfaias em casa, não desça a tomá-las; e, da mesma sorte, o que estiver no campo não volte para trás. 34 Digo-vos que naquela noite estarão dois numa cama; um será tomado, e outro será deixado. 35 Duas estarão juntas, moendo; uma será tomada, e outra será deixada. Antes do derramamento da primeira taça e no momento seguinte a manifestação do anticristo (II Ts. 2:3). Neste momento se cumpre a promessa de ressurreição (I Co. 15), e em seguida o arrebatamento (I Ts. 4:16). Em I Ts. 1:10 vemos: E esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dentre os mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura. Dando total coerência à esta interpretação.



Uma conjectura pessoal,
 sobre o tempo da manifestação do Senhor:




Não é pequeno o número de pessoas que pretendem, com base em Lc. 12:56, chegar à alguma conclusão, sobre o tempo aproximado da manifestação, de Nosso Senhor, (Lc. 17:30). Com uma boa dose de razão, com exceção àqueles que não desejam estar preparados, é muito bom ter ciência deste momento. 


O conjunto de profecias que apontam para o desfecho final do sistema humano, tem, biblicamente falando, em sua medida de tempo o número “7”, que entendo ser o número da perfeição provisória, pois a eterna só na eternidade.


Vemos: Nos 70 anos do início da e. C. a derrubada do templo, que aliás, estava no sermão profético de Mt. 24, vemos: as 70 semanas de Daniel, englobando todos os acontecimentos finais. Vemos os: 7 selos, as 7 cartas, 7 trombetas e as 7 taças. Não seria de se estranhar, se o Senhor usasse de outro número que não fosse os 70 anos a contar de 1948, broto da figueira? Ainda mais se considerarmos que, todas estas profecias nos remetem, literalmente à 7ª. Dispensação, ou seja o Milênio.


Aos 70 anos d.C. (1 da era cristã, aos 70) o Senhor dispersa os Judeus, e nos 70 anos finais Ele os ajunta, sem querer induzir ninguém a nada, me parece bastante plausível esta ponderação.


Está tudo literalmente claro, não sei porque a maioria dos evangélicos, criou interpretações tão distantes, como se Deus lhes tivesse cegado o entendimento. É de se lamentar.
Henrique Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário